Permissão é a liberdade interna para viver sem ser limitado pelas correntes emocionais das relações disfuncionais.
“As pessoas aprenderam a se relacionar da forma errada.” – Elton Euler
Essa frase condensa o problema central que identificamos no mundo hoje, e aponta para a solução que encontramos e comunicamos diariamente.
Acreditamos que a Permissão, junto com a Capacidade e a Disposição, é um dos pilares essenciais para o sucesso pessoal e para a construção de um Novo Mundo. Enquanto Capacidade define o que você sabe fazer e Disposição reflete o que você quer e tem energia para realizar,
Permissão é o que você pode fazer, livre do peso da dependência emocional, em suas diferentes manifestações.
Uma pessoa com Permissão Alta pode, por exemplo, aceitar uma oportunidade de carreira em outro país, sabendo que seu valor e suas escolhas são distintos das expectativas dos outros – entendendo que sua decisão não afeta seu amor ou respeito pelos que decidiram ficar.
Já alguém com Permissão Baixa pode desistir de seus objetivos e sonhos ou, mesmo os conquistando, ser consumido pela culpa e pelo desconforto de “ter ido embora”, “ter abandonado”, “não se importar”, “ser ingrato”.
A Permissão é inversamente proporcional à Dependência Emocional – conforme a Dependência Emocional diminui, a Permissão aumenta.
A Dependência Emocional, por sua vez, pode ser entendida como: quando o estado e as ações de uma pessoa dependem do – ou são afetados pelo – estado e as ações de outra pessoa.
Logo, aumentar a Permissão é libertar-se dessas amarras emocionais, redefinindo limites internos – e, consequentemente, externos – para viver integralmente a sua vida, nos âmbitos de saúde, relacionamentos e financeiro, com clareza, autonomia e leveza.